terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Jejum Ideal


O JEJUM IDEAL

 IS. 58


Vs. 1. Este Texto refere-se ao povo de Deus, os escolhidos e não aos perdidos.

Vs. 2. Parecer desejosos de conhecer os caminhos do Senhor, isso é tomar atitudes tentando demonstrar á outros que faz o que é certo, Mateus 6:3 não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”;  Mt 6: 1-8,  Mt. 6:16,18  Ou até mesmo para diante de Deus parecermos merecedores do que queremos, unicamente desejando o Seu favor e não a Sua presença.

Vs. 3.  Cuidemos para que não venhamos a pensar que por jejuarmos e afligir nossa alma temos o direito de receber o que queremos, isso seria como uma greve ou até mesmo pirraça, ou ainda, como o povo no deserto que se tornou murmurador e atraiu a ira do Senhor Nm. 11

Vs. 4. a) Alguns podem por jejuar pensar que tem razão a cerca de todas as coisas, e que são melhores do que os outros por isso,
b) Outros dedicam-se a um tempo de jejum e oração, mas não estão dispostos a viver em paz com o próximo Mateus 5:24  “deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.” Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. Marcos 11:25Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.” v. 4 não se pode esperar que a sua voz seja ouvida do alto se jejuam desta forma.

Vs.  5. Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? O que O Senhor espera de nós não é apenas um dia de jejum, um dia de oração, mas que a cada dia nos humilhemos diante dele, que todos os nossos dias sejam dias aceitáveis ao Senhor, mas como? A palavra de Deus nos leva á reflexão, e ela mesma nos traz as respostas.

Vs.  6. “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?”.

Vs.  7. Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Isto é viver uma vida jejuada, uma vida consagrada ao Senhor, de forma a pensar primeiro na vontade do Senhor, ver a necessidade do próximo e estar disposto a estender a mão seja a quem for. Para isso precisamos ter vida com Deus, para ouvir a voz dele e saber sua vontade é preciso uma vida de oração e estudo da palavra, de intercessão, de empatia pelo nosso próximo. Deus não usa os melhores, ele usa os quebrantados,  definição de quebrantado: “educado, manso, Se prostra; enverga-se, se deixa quebrantar, maleável” Sl 34:18 “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”  Se tivermos um coração quebrantado, Ele estará perto de nós e então Ele salvará os abatidos, nós não temos este poder, Ele o tem.
Resultado do Jejum
Vs.  8. Teremos testemunho, seremos curados no corpo, na alma e no espírito, e a glória do Senhor estará na nossa retaguarda  TRASEIRADIANTEIRA, FRENTE, VANGUARDA”  isso é estaremos protegidos, blindados.
Vs.  9. Então, veremos respostas as nossas orações, teremos dificuldades sim, mas quando gritarmos por socorro, Ele responderá, mas antes é preciso deixarmos de lado o julgamento, a opressão ao próximo, a acusação, difamação, cobranças e a falsidade.
Vs. 10. Estaremos dispostos a renunciar nosso tempo? Nossa imagem, para atender aos aflitos e famintos, sejam eles famintos de fome natural ou de palavra de vida? Estamos dispostos a renunciar nossa razão quando pensamos que estamos certos diante de um impasse ou afronta? Renunciar para apaziguar? Só assim  a nossa noite terá fim, e seremos luz nas tre“então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.”
Vs. 11. O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Vs.  12. Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
Vs. 13.  Ter prazer em fazer a obra do Senhor, o sábado pode ser qualquer dia e não um único dia como diz o versículo 5, mas o tempo em que estamos deixando de fazer nossas coisas para fazer as dele, para servir nosso próximo, seja evangelizando, consolidando, visitando ou ajudando financeiramente, não fazer o que bem quiser, no santo dia do Senhor, isto é não dar lugar a sua vontade, quando estiver fazendo algo para O Senhor, honrá-lo fazendo não o que eu penso ser certo mas o que O Senhor quer, e cuidar de nossa língua para não falarmos aquilo que queremos
Vs. 14. Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário