terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livre-se das Cargas


LIVRE-SE DAS CARGAS


E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:14

Tente passar por um caminho apertado ou entrar por uma porta estreita, se estiver cheio de bagagens. O que acontece? É muito difícil se não impossível passar por um caminho apertado, e entrar por uma porta estreita se não decidir deixar as malas de lado.

Jesus não lançava palavras ao vento, tudo o que dizia tinha um embasamento, um entrelace, suas palavras ainda que parecessem simples, sempre estavam relacionadas com algum ensinamento dele mesmo ou alguma referência na história do povo de Deus.

Então Jesus avisa que a porta é estreita e o caminho é apertado, mas Ele mesmo aponta a solução para transitar por este caminho, Ele disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”  Mateus 11:28

Não é simplesmente vir a Jesus, mas necessário se faz, livrar-se da carga, porque sobrecarregado, dificilmente você terá êxito neste caminho.

Por isso muitos se convertem e não conseguem permanecer nos caminhos do Senhor, por isso muitos estão firmes nos caminhos do Senhor, mas acham tão difícil permanecer firme neste caminho.

Para segui-lo, é preciso ter acesso á Ele e as nossas cargas, fazem separação entre nós e nosso Deus. Tente abraçar alguém cheio de malas, tente andar abraçado com malas penduradas nos dois braços e nas costas é complicado não é?

Mas o que seria estas cargas? Porque Jesus disse “cansados e sobrecarregados”?

Existem vários tipos de cargas:

Ø      A carga do pecado – “Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.” Salmos 38:4

Ø      A carga da ansiedade – Sem fé jamais poderemos agradar a Deus Hb.11:6, a ansiedade é uma bagagem que impede a nossa aproximação e nossa entrega ao Senhor, deixa nossa visão deturpada, nossos ombros cansados, interrompe o nosso louvor e nossa gratidão. Se cremos, logo não estamos ansiosos,

Ø      A carga do ressentimento – “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” Marcos 11:25

Aquele que tem dificuldade em perdoar, também terá dificuldade em receber o perdão de Deus, portanto sempre há de sentir-se indigno, fraco e pode chegar ao ponto de pensar em desistir porque nunca será bom o bastante para entrar pela porta.

Ø      A carga do orgulho - Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Salmos 119:37

Alguns de nós perde-se contemplando o próximo, não para ajudar, mas buscando o erro. Se olharmos com olhos críticos, sempre encontraremos erros nos nossos irmãos, a Igreja não é um depósito de pessoas perfeitas, é um local, uma oficina de aperfeiçoamento. Mesmo os líderes, pastores, e a liderança de modo geral, não são deuses, são pessoas como nós, e portanto sujeita a erros, e talvez até a serem mal interpretados. Seja qual for a sua denominação, se você procurar, sempre vai encontrar pessoas erradas dentro da igreja, mas, se procurar também há de encontrar, grandes homens e mulheres cheios de graça e unção, lembre-se você não é melhor do que ninguém. Por isto Paulo advertiu: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”. Efésios 4:32

Ø      A carga do passado –  Não podemos viver presos ao passado, seja ele bom ou mal.

Alguns param no meio do caminho para olhar para trás, olham e lamentam, porque pensam que aquele tempo foi melhor do que o que vivem agora, lamentam a unção do passado que perderam, os discípulos que o abandonaram, enfim, talvez o seu passado possa ter sido muito bom, mas se ele está limitando o seu presente, então, deixe-o e faça deste momento o melhor se sua vida hoje. Caso contrário ficará paralisado no caminho como a mulher de Ló. Gen 19:26

Outros têm dificuldade em deixar o passado triste, de pecado, de decepção, de tristeza, abandono, perda, dor e se não decidirem reescrever sua história jamais conseguirão avançar.

Temos ainda aqueles que estão no caminho do Senhor, mas vivem relembrando sua badalada vida no mundo, suas vidas de sucesso, festas, suas noitadas, os vícios. Sujeira é pra ser limpa e jogada fora, não pra ser exposta. Se quiser ter êxito neste caminho, é preciso ter em mente que você agora é nova criatura, portanto aquela vida que você vivia na carne não existe mais.

Jesus nos convida não apenas a lhe entregar nossa carga, mas também a tomar a sua: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt. 11:29-30

Qual é o julgo de Jesus? Fazer a vontade de Deus. Como vou saber qual é a vontade de Deus? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 Se buscarmos ao Senhor, se estivermos em Jesus, se a cada dia entregarmos á Ele as nossas cargas, então compreenderemos o quão leve é o Seu fardo e o quão prazeroso é o Seu caminho. 
Sigamos o exemplo de Davi “ E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha;. 1Sm. 17:22a

Deixemos nossa carga nas mãos do guarda para que então possamos derrubar os gigantes que tentam nos impedir de caminhar pelo caminho que o Senhor traçou para nós.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. Salmos 121:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário