Quem é Você?



DISCIPULOS – MEMBROS DE CÉLULA – EQUIPE DE 12
QUEM VOCÊ É?

Membro de célula, é aquele que participa de uma célula, faz o possível para estar presente na célula e nos eventos da mesma. Procura se entender com o líder e os parceiros de célula; são como um grupo de apoio, como AA e outros.

Discípulo é aquele que faz parte de um discipulado
Discipulado é seguir os passos, Caminhar junto; sem proximidade não há discipulado, onde Jesus ia, seus discípulos O seguiam, Mt 8:23 fosse para evangelizar, para visitar alguém, para uma festa, um almoço, não importa, o discipulado estava acima de tudo e em Deus. "E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. (Mateus 8 : 21,22), sepultar o pai, seria cuidar do mesmo até que partisse. Jesus os chamou uma vez e serviu para o resto de suas vidas, os discípulos vinham até Ele todos os dias, Ele não precisava procurá-los, eles O procuravam, Este é um dos motivos para que o ministério de Jesus rompesse tão rapidamente, Ele tinha uma equipe onde cada um sabia o seu lugar, onde um respeitava o outro e compartilhavam com prazer da companhia uns dos outros, tanto que após a crucificação de Jesus eles ainda se encontravam. Se não há aliança, empatia, cumplicidade, então não há discipulado.
Jesus não foi o único a ter discípulos, Moisés teve os seus, Elias teve Eliseu que teve Geazi, Isaías deixa um recado para os seus discípulos: "Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos."  (Isaías 8 : 16), João Batista, Paulo, enfim, em toda a Bíblia encontramos histórias entre líderes e discípulos, sempre próximos um do outro, o discípulo sempre aprende com seu líder, "Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor”(Mateus 10 : 25)

E o doze? Qual o papel do doze

Jesus tinha uma multidão de discípulos, entre eles, amigos, e outro discípulos que eram fiéis O amavam e seguiam mesmo que o sermão fosse duro ou longo.
Porém aos doze era dado o privilégio de segui-lo mais de perto ainda, a ponto de dizer palavras como:” Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.”João 15:4 e "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."  (João 15 : 15)
Os discípulos o ouviam e aprendiam dEle, os doze eram provados por Ele, os discípulos ouviam sermões e viam seus milagres, os doze viam suas lágrimas e seu suor, sabiam de suas dores, de seus costumes de seus gostos, recebiam dEle amor e confronto
Os discípulos não resistem ao confronto, os doze reconhecem a voz de Deus no confronto João 6:66-68.

A conquista do líder está atrelada á sua equipe de doze, aos seus liderados até mesmo Jesus precisou chamar os seus 12 e contar com eles.

Por outro lado, sejam como membros de célula, discípulos ou doze, se não houver aliança, o líder e seus liderados ficam manietados ao deserto.

Exemplo disto foi Moisés (Números 12:1-15) Miriã, estava certa, Moisés não deveria ter se casado com a mulher cusita, como irmã mais velha ela podia aconselhar Moisés, chama-lo e conversar, mas como discípula ela jamais poderia falar contra Moisés, por isso Deus a castigou, porém Moisés como o líder sábio e tido como o homem mais manso da terra, não se irou, intercedeu por ela, e Deus então resolveu deixar sua lepra, sua vergonha exposta apenas por uma semana, porém como resultado, todo o povo ficou retido por uma semana, esperando por Miriã. O discípulo tem livre arbítrio, mas ele precisa entender que quando não é um com seu líder, toda a equipe é impedida de seguir adiante, e não apenas a equipe de líderes, mas todos os que estão debaixo daquela liderança.

Por outro lado nem mesmo Jesus atreveu-se a realizar seu ministério sozinho, claro que houve momentos em que foi deixado a sós, como no Getsêmani, e no deserto e lugares em que só Ele poderia ir como no Inferno, fora isso, mesmo quando precisava de um pouco de privacidade, levava ao menos seus discípulos mais chegados.

Diz a Palavra:”Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Ecl 4:9

Precisamos entender que não temos apenas um compromisso, mas um chamado, que é individual e coletivo;precisamos uns dos outros se quisermos vencer o príncipe deste século na disputa pelas vidas.
Fomos chamados á uma aliança para caminharmos juntas, mas, “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo”? Amós 3:3

Não esqueça: a divisão dá a satanás uma nova escritura de posse na luta, por isso não dê lugar á divisão, e se você tem sido doze, com atitude de membro, se tem se sentido á parte, ou á quem de sua posição, renove sua fé e tome posse desta promessa: Certamente te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas de Bozra; como o rebanho no meio do seu pasto, farão estrondo por causa da multidão dos homens.  Subirá diante deles o que abrirá o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o SENHOR à testa deles. Miquéias 2:12, 13